Multiplicador da Viga de Transição na Análise Incremental

Introdução

Nos anos de 2022 e 2023 a equipe TQS fez diversos testes de funcionamento da análise incremental em edifícios reais enviados pelos clientes para algum tipo de suporte. Durante estes testes foi entendido que o comportamento da viga de transição majorada, default dos sistemas TQS, não é totalmente reproduzido através da análise incremental.

Desta forma, passamos a analisar qual seria o melhor valor do multiplicador de viga de transição para edifícios analisados com efeito incremental. Chegamos a valores entre 3 e 6, sendo que adotamos este último como o valor default do sistema.

Não encontramos qualquer bibliografia nacional ou internacional que trate este assunto.

Critérios

A definição do "Multiplicador da inércia à flexão" da viga de transição, quando a análise incremental está ativada, é feita nos "Dados do edifício" - "Modelo" - "Efeito Incremental" - "Multiplicador da inércia à flexão".

Assim como feito para a inércia a flexão, também é possível definir um "Divisor da inércia a torção" para ser utilizado em edifícios com análise incremental. A edição deste valor é feita através dos "Dados do edifício" - "Modelo" - "Efeito Incremental" - "Divisor da inércia a torção".