Armaduras em Feixe com Duas Bitolas

Em muitas situações o alojamento em feixe de armaduras do pilar pode fazer com que a diferença entre a armadura necessária e a armadura detalhada seja muito alta, já que é sempre necessário utilizar um número impar de barras.

Para evitar este tipo de detalhamento, criou-se na Versão V18 dos Sistemas TQS, uma nova tabela de alojamento de feixes que permite que haja a "mistura" de duas bitolas diferentes. Este novo recurso permite que os pilares sejam detalhados com maior economia de armadura.

Critério de projeto

Para definir o modo como o alojamento dos feixes será feito, no Gerenciador, acesse o TQS-PREO e executar "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Detalhamento" - "Pilares" - "Alojamento de bitolas em feixe":

8c125ebbaf92d09a4933ee7e25f423d7.png

Nesta tabela, através das colunas "NØ1" e "Ø1(mm)" permitem a definição da bitola principal e o número de barras para ela. O valor deve ser sempre impar, já que está será a armadura que ficara nos "cantos" do detalhamento.

As colunas "NØ2" e "Ø2(mm)" permitem a definição da bitola secundária e o número de barras para ela. O valor deve ser sempre par, já que está será a armadura que ficara nas laterais da armadura principal.

Detalhamento

Durante o detalhamento das armaduras da seção, esta tabela de alojamento é utilizada e então o pilar é detalhado e desenhado.

Detalhamento

No relatório de detalhamento é possível observar o alojamento utilizado, já com a "mistura de bitolas":

e70e6482aecb70a339ddb3fcb33a2e9f.png

Desenho

No desenho também é possível observar a "mistura de bitolas":

43cca920d71a8b7f5784ab329a1a6849.png