Banco de concreto em arco

0b401bcf3e2933177e68767e245de8e3.png

O banco de concreto será composto por 4 sólidos: o acento e 3 pés. Vamos começar pelo assento:

  • Na aba “Modelagem”, grupo “Sólidos”, execute o comando “Criar revolução”

O editor solicitará a entrada de uma poligonal para realizar a revolução:

  • Entre com o ponto “40,0,40”
  • Entre com o ponto “80,0,40”
  • Entre com o ponto “80,0,48”
  • Entre com o ponto “40,0,48”
  • Tecle <C> para fechar a poligonal

O editor solicitará o eixo de revolução:

  • Entre com o ponto “0,0,0”
  • Entre com o ponto “0,0,1”

O editor solicitará os ângulos inicial e final de revolução:

  • Tecle <Enter> para aceitar o default “0” graus
  • Digite “180” graus e tecle <Enter>

O editor solicitará o ângulo do passo da discretização:

  • Tecle <Enter> para aceitar o default “15” graus

Agora vamos lançar um dos pés:

  • Na aba “Modelagem”, grupo “Sólidos”, execute o comando “Criar cubo”

O editor solicitará as dimensões X, Y e Z do cubo, respectivamente:

  • Digite “35” e tecle <Enter>
  • Digite “8” e tecle <Enter>
  • Digite “40” e tecle <Enter>

O editor solicitará o ponto de inserção:

  • Entre com o ponto “0,0,0”

Agora vamos usar o comando mover para posicionar o sólido na posição correta:

  • Selecione o sólido recém-criado
  • Na aba “Modelagem 3D”, grupo “Transformar”, acione o comando “Mover” (ou tecle <F4>
  • Tecle <F> para ponto auxiliar
  • Com auxílio da captura, clique nos dois pontos a seguir:

a1ed6ef8badbec5c0cd4365b0578018d.png

Agora vamos criar os outros pés com a partir do giro deste sólido recém-criado

  • Selecione o objeto recém-criado
  • Na aba “Modelagem 3D”, grupo “Transformar”, acione o comando “Girar”

O editor solicitará um eixo de rotação:

  • Entre com o ponto “0,4,0”
  • Entre com o ponto “0,4,1”

O editor solicitará o ângulo de rotação:

  • Digite “90” e pressione <Enter>

O editor solicitará que escolha entre apagar ou não os objetos originais

  • Tecle <N>

E agora o terceiro pé:

  • Selecione o primeiro pé criado
  • Na aba “Modelagem 3D”, grupo “Transformar”, acione o comando “Girar”

O editor solicitará um eixo de rotação:

  • Entre com o ponto “0,4,0”
  • Entre com o ponto “0,4,1”

O editor solicitará o ângulo de rotação:

  • Digite “180” e pressione <Enter>

O editor solicitará que escolha entre apagar ou não os objetos originais

  • Tecle <N>

Feito isso o sólido deverá aparecer na tela como mostrado na figura do início da seção.