Lançamento da Estrutura

Definição dos dados do edifício

A criação de um novo edifício é feita de forma simples, neste nosso exemplo o edifício deverá ser chamado de PRC_Exemplo1:

  • 1. No Gerenciador TQS, Selecione a aba (menu) "Edifício"
  • 2. Clique no botão "Novo"
  • 3. Defina o nome do edifício "PRC_Exemplo1"
  • 4. Clique no botão "OK"

Então será acionada a janela “Dados do edifício", comece a definir os dados do edifício. Na aba "Gerais", configure:

  • 1. Defina o tipo de estrutura: “Paredes de Concreto”
  • 2. Confirme a Norma: "NBR 16055: 2012 - Paredes de concreto"
  • 3. Defina o Título do edifício: "PRC_Exemplo1"
  • 4. Defina o Título do cliente: "TQS Informática Ltda"
  • 5. Defina o Endereço da obra: "Rua dos Pinheiros, 706, casa 2, Pinheiros, São Paulo SP"

Para continuar, acione a aba “Pavimentos”:

  • 1. Clique no botão “Inserir acima”
  • 2. Defina o título do pavimento: “1o_Pav”
  • 3. Defina o pé-direito “2,8” (m)
  • 4. Defina a Classe “Primeiro”

Para definir o próximo pavimento:

  • 1. Clique no botão “Inserir acima”
  • 2. Defina o pavimento “Superior”
  • 3. Defina o pé-direito “2,8” (m)
  • 4. Defina a Classe “Cobertura”:

Para definir o último pavimento:

  • 1. Clique no botão “Inserir acima”
  • 2. Defina o pavimento “CxDágua”
  • 3. Defina o pé-direito “2” (m)
  • 4. Defina a Classe “Ático”

Passe para a aba "Cargas", para definir os dados:

  • 1. Acione a aba “Vento”
  • 2. Clique no botão “Calcular CAs”
  • 3. Defina a altura da edificação em "Altura com vento": 7.60 (m)
  • 4. Defina a Largura para o Ângulo 90: 8.50 (m)
  • Defina a Largura para o Ângulo 270: 8.50 (m)
  • Defina a Largura para o Ângulo 0: 4.70 (m)
  • Defina a Largura para o Ângulo 180: 4.70 (m)
  • 5. Clique no botão: “Calcular”
  • 6. Clique no botão “OK”
  • 7. Defina a velocidade do vento em 35 m/s

Passe para a aba Paredes onde ficam os botões de acesso aos principais critérios e parâmetros de projeto.

  • 1. Clique no botão em “Critérios de projeto do edifício”
  • 2. Clique "Sim" confirmando que os dados do edifício serão salvos
  • 3. Clique "Fechar" e clique "Fechar" para as mensagens de segurança
  • 4. No item "Materiais", na caixa "fck de referência", digite o valor 2000 (20 Mpa 2000 tf/m2)
  • 5. No item "Cargas/Tensões", em "Cargas Acumuladas Resultantes" selecione a opção "Média"
  • 6. Ainda no mesmo item, na "Tabela de Coeficientes", clique na tabela para expandi-la e para cada piso, digite também o valor de fpk de 2000 [tf/m2].
  • 7. Saia do Editor de Critérios salvando as configurações
  • 8. Clique no botão "OK", finalizando a definição dos dados do edifício.

Preparação dos desenhos de arquitetura

Primeiramente, deve-se converter o formato do arquivo de desenho de arquitetura que será utilizado como referência externa de, DWG-ACAD para DWG-TQS. Para isso, no gerenciador TQS siga os passos abaixo.


  • 1. No Gerenciador TQS, clique na aba “Plotagem”
  • 2. Clique no botão “Converter” e selecione a opção "DWG-ACAD para DWG-TQS"
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A janela do conversor DWG-ACAD para DWG-TQS será aberta

  • 1. Clique em "Adicionar"
  • 2. Selecione a pasta C:\TQSW\USUARIO\TESTE e escolha o arquivo "ARQALV1.DWG"
  • 3. Clique em "Abrir"
  • 4. Clique no botão "Converter DWGs ACAD em DWGs TQS"

Na janela "EDITW" que aparecerá, clique em "Fechar" no canto superior direito da tela.

Depois de convertidos os desenhos, pode-se fechar o "Conversor" clicando em "Fechar" no canto superior direito da tela.

De volta ao Gerenciador TQS, selecione a pasta onde está guardado o desenho de arquitetura em formato DWG TQS.

  • 1. Selecione a aba “Edifício”
  • 2. Clique no botão “Árvore de Edifícios”
  • 3. Selecione a opção “Escolher pasta...”
  • 4. Selecione a pasta “Teste” (C:\TQSW\USUARIO\TESTE)
  • 5. Clique no botão “Selecionar pasta”
  • 6. No gerenciador, dê duplo no arquivo "TQS_ARQALV1.DWG" para abri-lo
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Será acionado o Editor Gráfico EAG, a planta de arquitetura do pavimento 1o_Pav será a primeira parte do desenho que deverá ser movida para a coordenada (0,0) do editor gráfico.

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  • 1. No Editor Gráfico, Selecione a aba “Modificar" e clique no botão "Mover"
  • 2. Para selecionar a planta do pavimento 1o_Pav:
  • PT 1 - Selecione o primeiro ponto: W no Pt1
  • PT 2 - Selecione o segundo ponto: B1 no Pt2
  • 3. Para selecionar o Centro Geométrico da arquitetura do pavimento 1o_Pav:
  • Digite: F
  • Digite: M
  • PT 1 - Selecione o primeiro ponto: B1 no Pt3
  • PT 2 - Selecione o segundo ponto: B1 no Pt4
  • 4. Para escolher a coordenada destino do Centro Geométrico da arquitetura 1o_Pav:
  • 5. Digite: 0,0 e aperte a tecla <Enter>

Execute agora o comando “Apagar”, ficando apenas com a arquitetura do 1o_Pav:

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  • 1. Para visualizar todo o desenho na tela do editor, aperte a tecla: SHIFT+F8
  • 2. Selecione a aba “Modificar" e clique no botão "Apagar"
  • 3. Para selecionar o que será apagado:
  • PT 1 - Selecione o primeiro ponto: Tecle <W> próximo ao Pt1
  • PT 2 - Selecione o segundo ponto: clique B1 do mouse no Pt2

Para ajustar a janela de visualização:

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  • 1. Digite: <Shift> F8
  • 2. Digite: <Shift> F8

Para salvar o desenho da arquitetura apenas com os elementos gráficos referentes ao pavimento 1o_Pav:

  • 1. Selecione o menu "Arquivo" e escolha o comando: “Salvar como”
  • 2. Selecione a pasta "C:\TQS\PRC_Exemplo1\GERAIS"
  • 3. Digite o nome "Arq-Térreo"
  • Clique no botão "Salvar"

O primeiro desenho de arquitetura já esta pronto. Feche o desenho “Arq-Térreo.DWG” clicando no canto superior direito do editor gráfico.

De volta ao Gerenciador TQS selecione novamente o desenho de arquitetura "TQS_ARQALV1".


  • 1. Clique para abrir a caixa de listagem e selecione o arquivo "TQS_ARQALV1.DWG"
  • 2. Clique no botão “Edição Gráfica”:
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Será novamente acionado o Editor Gráfico EAG, agora a planta de arquitetura do pavimento "Superior" será a segunda parte do desenho que deverá ser movida para a coordenada (0,0) do editor gráfico.

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  • 1. No Editor Gráfico, Selecione a aba “Modificar" e clique no botão "Mover"
  • 2. Para selecionar a planta do pavimento 1o_Pav:
  • PT 1 - Selecione o primeiro ponto: W no Pt1
  • PT 2 - Selecione o segundo ponto: B1 no Pt2
  • 3. Para selecionar o Centro Geométrico da arquitetura do pavimento 1o_Pav:
  • Digite: F
  • Digite: M
  • PT 1 - Selecione o primeiro ponto: B1 no Pt3
  • PT 2 - Selecione o segundo ponto: B1 no Pt4
  • 4. Para escolher a coordenada destino do Centro Geométrico da arquitetura 1o_Pav:
  • 5. Digite: 0,0 e aperte a tecla <Enter>

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  • 1. Para visualizar todo o desenho na tela do editor, aperte a tecla: F11
  • 2. Selecione a aba “Modificar" e clique no botão "Apagar"
  • 3. Para selecionar o que será apagado:
  • PT 1 - Selecione o primeiro ponto: W no Pt1
  • PT 2 - Selecione o segundo ponto: B1 no Pt2

Para ajustar a janela de visualização:

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  • 1. Digite: <Shift> F8
  • 2. Digite: <Shift> F8

Para salvar o desenho da arquitetura apenas com os elementos gráficos referentes ao pavimento Superior:


  • 1. Selecione o menu "Arquivo" e escolha o comando: “Salvar como”
  • 2. Selecione a pasta "C:\TQS\PRC_Exemplo1\GERAIS"
  • 3. Digite o nome "Arq-Superior"
  • Clique no botão "Salvar"

O segundo desenho de arquitetura já esta pronto. Feche a edição do desenho clicando no canto superior direito do editor gráfico.

Repita estes mesmos procedimentos para salvar o desenho de arquitetura do pavimento “Cobertura”.

Desenho de paredes em planta – Pavimento Superior

A edição do desenho de paredes em planta compreende:

  • Inserir o desenho da arquitetura como referência externa;
  • Definir as paredes, por pontos, em planta;
  • Distribuir as aberturas de portas e janelas;
  • Definir geometria e carregamentos das lajes.
  • Definir os grupos de paredes, formando as subestruturas que irão suportar os esforços verticais;
  • Definir os grupos de paredes, formando as subestruturas que irão suportar os esforços horizontais.

Inserir o desenho da arquitetura como referência externa

Os desenhos de arquiteturas serão utilizados como referências externas, Para começar a entrada gráfica de paredes em planta pelo pavimento "Superior".

  • 1. No Gerenciador TQS, selecione o pavimento Superior na árvore de edifícios
  • 2.Com a aba "Paredes de Concreto" selecionada, clique no botão “Entrada Gráfica”

O editor de entrada gráfica de paredes em planta será acionado, então a arquitetura que foi preparada deverá ser inserida como “Referências externas”.

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  • 1. Comando: “Referências externas”
  • 2. Desmarque as opções: Selecionáveis e Cores Originais
  • 3. Defina a nova Escala X 100 e a nova Escala Y 100
  • 4. Clique no botão: “Inserir nova”
  • 5. Clique para abrir a caixa de listagem
  • 6. Selecione a pasta: “C:\TQS\PRC_Exemplo1\Gerais”
  • 7. Selecione o desenho: “Arq-Superior”
  • 8. Clique no botão: “Abrir”
  • 9. Digite as coordenadas: 0,0
  • 10. Pressione <Enter>

Para visualizar a arquitetura por completo na tela do editor gráfico:

  • 1. Digite <Shift> F8
  • 2. Digite <Shift> F8

Definir as paredes, por pontos, em planta

Com a arquitetura inserida como referência externa, fica extremamente fácil iniciar a definição das paredes em planta.

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  • 1. Na aba/menu superior "Exibir", clique no botão/comando "Zoom e pan"
  • 2. Escolha a opção "Janela por dois pts" (ou simplesmente a tecla <F8>)
  • 3. Clique com o mouse no "ponto 1"
  • 4. Arraste mouse para abrir a janela e clique no "ponto 2"

Neste projeto vamos utilizar paredes de concreto com espessura de 10 cm. antes de iniciar a inserção das paredes, é necessário confirmar a escolha do prefixo atual a utilizar (botão Parede atual): “Pr1".

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Vamos então definir a primeira parede:

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  • 1. Na aba/seção "Inserir", clique no botão "Inserir uma parede"
  • 2. Na janela "Dados de parede" Confirme o Nemo da parede: "Pr1"
  • 3. Defina a espessura (t) = 10
  • 4. Confirme Altura (HP) = 270
  • 5. Defina Laje (hL) = 10
  • 6. Mantenha excentr (exc) = 0
  • 7. Defina Arranque sup = 50
  • 8. Escolha o material = "N - Concreto Normal/AA"
  • 9. Escolha a Tela = "Q113"
  • 10. Mantenha opção "tela simples"
  • 11. Escolha a opção " Parede Estrutural"
  • 12. Escolha a opção Renumerável "sim"
  • 13. Finalmente clique no botão "OK"

O editor então solicitará que se defina o ponto inicial da parede. Utilizando o desenho da arquitetura como referência:


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  • 1. Clique na tecla "M" do teclado (snap para "ponto Médio")
  • 2. Clique, com o mouse, no canto superior externo
  • 3. Clique, com o mouse, no canto interno, de intersecção das paredes

Observe, então, que aparecerá o "objeto" de parede, com o ponto inicial definido no ponto médio dos cantos selecionados e, a solicitação, do Editor gráfico, que se defina o próximo ponto da parede.

  • 4. Tecle então a combinação de teclas <CTRL> F8, para voltar à tela antes do "Zoom" (pode-se optar também pelo botão/comando "Janela anterior", que faz o mesmo efeito)
  • 5. Para evidenciar a outra região (extremidade superior direita), facilitando assim a definição do segundo ponto da parede (movimentação no meio de um comando), aperte a tecla <F8> (ou, se preferir, o botão/comando "Janela por dois pts" do menu superior/aba "Exibir")

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  • 6. Clique com o mouse no "ponto 1"
  • 7. Arraste o mouse até a região do ponto 2 e clique, para abrir a janela nesta região

Novamente, vamos utilizar o snap do ponto Médio, para definir o ponto final da parede, no eixo/cruzamento superior direito:

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  • 8. Aperte a tecla "M", do teclado alfanumérico (snap para ponto Médio)
  • 9. Clique, com o mouse, na intersecção superior direita externa
  • 10. Clique, com o mouse, na intersecção superior direita interna
  • 11. Para confirmar a entrada da parede atual, e determinar que a mesma possui dois pontos, basta apertar a tecla <Enter> ou o botão esquerdo do mouse.

Você verá, então, que já temos definida a primeira parede no projeto:

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Agora então vamos definir a segunda parede. Da mesma forma, a partir da janela total para o desenho (Teclas <Shift> <F8> ou, se preferir, o botão/comando "Zoom total", da aba/menu "Exibir"):

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  • 1. Na aba "Paredes", clique novamente no comando/botão "Inserir uma parede"
  • 2. Depois de conferir os dados, clique no botão OK.

O editor solicitará então que entre com o primeiro ponto do eixo da parede:

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  • 1. Como para a parede anterior, Tecle <M> para pegar o ponto Médio, entre 2 pontos
  • 2. Clique com o Botão 1 do mouse no "ponto 1", o cruzamento inferior externo
  • 5. Clique no Botão 1 do mouse, no cruzamento interno entre as paredes

Como fizemos para a parede anterior, vamos agora, ainda com o comando de "Inserir parede" ativo, deslocar a janela para o outro cruzamento, voltando, antes, para a janela Total (Teclas <Shift> <F8> ou, se preferir, o botão/comando "Zoom total", da aba/menu "Exibir") e localizando a região a evidenciar na tela:

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  • 1. Tecle <F8>, para ativar o comando "Janela por 2 ptos"
  • 2. Clique (com o Botão 1 do mouse) no ponto 1, como na figura
  • 3. Clique (com o Botão 1 do mouse) no ponto 2, como na figura

A partir daí, então, faremos a localização do ponto final da parede também com o recurso do ponto médio, mas agora utilizaremos outro snap: a intersecção entre duas retas (tecla "Z"):

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  • 1. Tecle <M>, para ativar o recurso de ponto Médio, entre dois pontos
  • 2. Clique com o mouse no "ponto 1”, no cruzamento inferior interno das paredes
  • 3. Tecle <Z> para ativar, agora, o recurso da intersecção entre duas retas
  • 4. Clique com o Botão 1 do mouse na reta horizontal superior da parede do desenho de referência, conforme a figura
  • 5. Clique então o “Botão 1 do mouse” na reta vertical que define a face direita da parede vertical da referência externa, concluindo assim, finalmente, o recurso do ponto médio (exatamente no eixo/cruzamento das paredes).

Observe então, com o comando para voltar à janela total (Teclas <Shift> <F8> ou, se preferir, o botão/comando "Zoom total", da aba/menu "Exibir"), o desenho com as duas paredes já definidas:

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Até agora um bom volume de trabalho já foi realizado, é interessante executar o comando “Salvar”, evitando a possibilidade de perder os trabalhos realizados.

  • 1. Na aba "Arquivo" clique na opção "Salvar"

Só para aproveitar o contexto, para ganho de produtividade, nos editores gráficos, na grande maioria dos comandos, podemos sempre utilizar estes recursos e/ou snaps para seleção e/ou definição com precisão. Os mais corriqueiros recursos costumam ser:

Tecla <M>: para determinar o ponto médio;

Tecla <I>: para determinar a Interseção entre duas retas que real mente se cruzam;

Tecla <E>: para determinar o fim de uma reta (Endpoint);

Tecla <Z>: para determinar a intersecção entre duas retas que não estão fisicamente se cruzando (o recurso solicita a escolha das 2 retas);

Tecla <S>: para determinar um ponto exatamente Sobre uma reta.

Alternativamente, pode-se também pressionar as teclas <SHIFT> <Enter>, que o editor gráfico apresenta o seguinte menu-popup-dinâmico, com a lista de recursos: 77e29f25235317b827962f28904c05e5.png

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Basta escolher, clicando no recurso/snap pretendido e continuar o comando.

O objeto parede, a orientação para a elevação e edição

Observe que o objeto "parede" é composto pela parede em si (uma linha de eixo mais uma região poligonal que delimita o seu "lugar geométrico"), mais um identificador:

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Observe que o identificador possui um "triângulo". Este símbolo tem a função de indicar, na planta, como será orientada a elevação (o ponto de vista para a elevação).

Observe também que, se você clicar neste identificador, ou no objeto (eixo/região/textos), este objeto se "acende", ligando alguns "blips", possibilitando diversos tipos de edição/alteração deste objeto:

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Especificamente sobre as possibilidades de alterações do identificador, observe que neste ficam ligados 3 blips:

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Estes blips têm a função de (A) mover o identificador, (B) em formato de triângulo, tem a função de inverter o ângulo/orientação do identificador e (C) tem o formato de um T, tem função de alterar o texto, tamanhos, etc:

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Para esta parede, "Pr2", modificaremos então a posição e sua orientação:

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No texto das "propriedades" do objeto (no canto esquerdo inferior da linha de eixo), também há um blip, que, ao se acionar, possibilita justamente a alteração da propriedades da parede (espessura/altura/excentricidade/tela/material/etc).

Aproveitando o assunto dos outros blips ligados, dos pontos do eixo da parede, observe que os mesmos servem justamente para alterar os pontos que definem a parede. Só recomenda-se que, antes de mover os pontos de eixo da parede (se ela for "estrutural"), execute o comando para "Apagar a linha de carga" e, depois, então, o comando para "Inserir a linha de carga", da mesma aba "Paredes":

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Com estes mesmos comandos e utilização dos mesmos recursos e/ou snaps, vamos fazer a definição de todas as paredes do pavimento “Superior” do edifício “Prc_Exemplo01”:

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Definidas todas as paredes da entrada gráfica desta planta, é um bom momento para, novamente, salvar o trabalho já realizado:

  • 1. Na aba "Arquivo", clique na opção "Salvar"

Agora então passamos para a definição das portas/janelas/aberturas do pavimento superior.

Distribuir as aberturas de portas e janelas

Para começar a distribuição das portas e janelas, seguindo a orientação da arquitetura (referência externa), faça uma janela de desenho aproximando a região da janela superior, na região da escada:

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  • 1. Aba "Exibir", clique no botão "Zoom e pan"
  • 2. Escolha a opção "Janela do dois pts"
  • 3. Clique com o mouse no "ponto 1"
  • 4. Arraste mouse para abrir a janela e clique no "ponto 2"

Para inserir a janela da região da escada, será necessário selecionar a janela.

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  • 1. Selecione a aba “Porta/Janela” e abra a caixa de listagem
  • 2.Selecione a janela “J80”

Posicione a janela selecionando os vértices dos dois blocos centrais e, na sequência, posicione o título da janela:

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  • 3. Clique no botão “Inserir janela”
  • 4. Tecle <F4> para girar o bloco representativo da janela, caso necessário (se direção da janela estiver na vertical)
  • 5. Tecle <M> para definir que a inserção será pelo ponto médio
  • 6. Para definir o primeiro ponto, clique com o "botão 1" no "ponto 1”
  • 7. Para definir o segundo ponto, clique com o "botão 1" no "ponto 2”
  • 8. Tecle <F4> para girar o título da janela, caso necessário
  • 9. Clique com o "botão 1" no "ponto 3”

Agora será necessário confirmar a seleção da porta P80 e, na sequência, posicionar a porta da P80 da sala da esquerda, utilizando o comando “Inserir porta”:

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  • 1. Selecione a aba “Porta/Janela”, abra a caixa de listagem e selecione a porta “P80”
  • 2. Clique no botão “Inserir porta”
  • 3. Para girar o bloco: Tecle <F4>
  • 4. Para posicionar o bloco [p80]: Tecle <M> para definir que a inserção será pelo ponto médio
  • 5. Clique no "ponto 1" com o Botão 1 do mouse
  • 6. Clique no "ponto 2" com o Botão 1 do mouse
  • 7. Para girar o bloco: Tecle “F4”, se necessário
  • 8. Para inserir o título da porta: clique no pto 3, com o Botão 1 do mouse

Repita este mesmo procedimento para inserir a porta “P80” da sala da direita:

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A próxima porta a ser inserida é uma porta que serve de acesso da sala para a sacada, tanto da sala da esquerda, quanto da sala da direita.

Ao tentar selecionar a Porta p160, irá perceber que esta porta não existe. Desta maneira, será necessário criar esta porta.

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  • 1. Selecione a aba “Porta/Janela”, clique no botão "Dados de portas e janelas”
  • 2. Clique no botão “Nova”
  • 3. Marque a opção "Nova"
  • 4. Clique no botão "OK"

São sete as principais variáveis que determinam as ilustrações das portas e a geometria das portas.

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  • 1. Preencha os campos conforme a ilustração acima
  • 2. Marque a opção de "Lintel Composto"
  • 3 Clique no botão “OK”
  • 3 Clique no botão “OK”

Com a porta p160 criada, confirme a seleção desta porta e posicione a p160 na entrada gráfica de paredes em planta e posicione a porta na modulação da parede:

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  • 1. Escolha a porta p160 e clique no botão “Inserir porta”
  • 2. Para girar o bloco, se necessário: Tecle “F4”
  • 3. Para inserir o bloco [p160]: Tecle “M” (para ponto Médio)
  • 4. Para girar o bloco, se necessário: Tecle “F4”
  • 5. Clique no ponto 1, com o Botão 1 do mouse
  • 6. Clique no pto 2, com o Botão 1 do mouse
  • 7. Clique no pto 3, com o Botão 1 do mouse

Repita este mesmo procedimento para inserir a porta “P160” da sala da direita:

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Novamente é interessante executar o comando “Arquivo – Salvar”, evitando a possibilidade de perder os trabalhos realizados:

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Definir geometria e carregamentos das lajes

Para iniciar a definição das lajes, selecione a aba “Lajes”:

Note que alguns elementos gráficos desapareceram. Porém, ainda continuará a representação dos principais elementos gráficos, como as linhas de cargas e os indicadores das paredes, e também o desenho de arquitetura.

Serão definidas cinco lajes, sendo duas sobre as duas salas, uma na região da escada e outras duas nas sacadas em balanço.

Faça uma janela para aproximar do canto inferior esquerdo da arquitetura:

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  • 1. Comando: Definir janela por dois pontos: <F8> no pto 1
  • 2. Arraste o mouse e para fechar a janela: “Botão 1 no pto 2”

Para definir as lajes das sacadas, será necessário completar o contorno que limitará cada uma destas lajes.

Inicialmente, clique nos ícones que estão disponíveis no canto inferior direito da tela gráfica para ligar o modo ortogonal e ligar o modo de captura:

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Agora, será necessário execute o comando “Lajes – Condições de contorno – Contorno auxiliar”:

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  • 1. Selecione a aba "Lajes" e clique no botão “Contorno auxiliar”
  • 2. Linha múltipla – Ponto 1 B1 no PT1
  • 3. Linha múltipla – Ponto 2 Tecle <A>
  • 4. Entre com o ponto auxiliar B1 no PT2
  • 5. Aponte o mouse para cima e digite 7.5 e tecle <Enter>
  • 6. Linha múltipla – Ponto 3 B1 no PT3 e tecle <Enter>

Repita o comando “Contorno auxiliar” para completar o contorno da laje do outro balanço.

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Neste projeto será usada laje maciça com nove centímetros de espessura. Sendo assim, antes de inserir as lajes, será necessário preencher as variáveis de geometria e cargas.

Faça uma janela de visualização total.

  • 1. Selecione a aba "Exibir" e clique no botão "Zoom e pan"
  • 2. Clique com o mouse na opção "Janela total"

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  • 1. Selecione a aba "Lajes", clique no botão "Dados atuais” e defina a altura de 9 cm
  • 2.Cclique no botão “Alterar”
  • 3. Defina a “Carga permanente”
  • 4. Defina a “Carga acidental”
  • 5. clique no botão “OK”
  • 6.Clique no botão “OK”

Execute o comando “Inserir laje” e clique com o mouse na região central de cada uma das cinco lajes:

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  • 1. Comando: “Inserir laje”
  • 2. Clique com o "B1" do mouse n PT1 (na região central da lajes sobre a sala)
  • 3. Posicione o texto da laje L1 no PT1

Repita o comando “Inserir laje” para inserir as outras quatro lajes:

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Definir as subestruturas (grupos) para cargas verticais

A cerca de subestrutura delimita os conjuntos de trechos de parede, em planta, que compõem um conjunto estrutural ou um “Grupo de paredes” resistente a esforços de compressão (vertical).

Para definir a primeira subestrutura deste exemplo, acione a aba ”Grupos”:

A definição das cercas de subestruturas torna-se mais fácil com o "modo ortogonal" ligado e com o "modo de captura" desligado. Estes dois comandos estão disponíveis no canto inferior direito da tela gráfica

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  • 1. Clique com o mouse para tornar o "Modo Ortogonal" Ligado
  • 2. Clique também o modo de "Captura Automático" Desligado

Execute a sequência de comandos “Grupo” – “Cerca/subestrutura”:

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  • 1. Na aba “Grupos”, clique no botão “Cerca/subestrutura”
  • 2. Ponto 1: (1º pto. da poligonal) B1 no PT1
  • 3. Ponto 2: (2º pto. da poligonal) B1 no PT2
  • 4. Ponto 3: (3º pto. da poligonal) B1 no PT3
  • 5. Ponto 4: (4º pto. da poligonal) B1 no PT4
  • 6. Ponto 5: (5º pto. da poligonal) B1 no PT5
  • 7. Ponto 6: (6º pto. da poligonal) B1 no PT6
  • 8. Ponto 7: (7º pto. da poligonal) B1 no PT7
  • 9. Ponto 8: (8º pto. da poligonal) B1 no PT8
  • 10. Ponto 9: Tecla < C > (Fecha a poligonal)
  • 11. Posicione o bloco do título da subestrutura "S1" no PT10

Para definir as outras subestruturas, basicamente seguiremos os mesmos passos.

No final, com a definição das subestruturas/grupos, onde todas as aberturas devem delimitá-las, fica como na figura a seguir:

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Vamos agora completar este grupo, S1, inserindo os subconjuntos para Vento/flexão.

Definir os subconjuntos para cargas horizontais/Ventos

A cerca de subconjuntos para cargas horizontais delimita os conjuntos de trechos de parede, em planta, que compõem um subconjunto estrutural ou um “Grupo de paredes”.

A definição das cercas de subestruturas de cargas horizontais, torna-se mais fácil com o "modo ortogonal" ligado e com o "modo de captura" desligado. Estes dois comandos estão disponíveis no canto inferior direito da tela gráfica

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  • 1. Clique com o mouse para tornar o "Modo Ortogonal" Ligado
  • 2. Clique também o modo de "Captura Automático" Desligado

Para que o desenho não fique muito sobrecarregado, é possível habilitar a visualização apenas do das cercas de cargas horizontais.

  • 1. Selecione a aba "Barra geral" e clique no botão “Filtros”
  • 2. Desmarque a opção “Lajes”
  • 3. Desmarque a opção “Subestruturas”
  • 4. Clique no botão “OK”

Defina o primeiro trecho de subestrutura resistente aos esforços resultantes da componente dos carregamentos de vento na direção X (global):

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  • 1. Selecione a aba “Grupos” e clique no botão “Cerca/subestrutura”
  • 2. Clique com o mouse para selecionar: Vento/flexão X
  • 3. Ponto 1: (1º pto. da poligonal) B1 no PT1
  • 4. Ponto 2: (2º pto. da poligonal) B1 no PT2
  • 5. Ponto 3: (3º pto. da poligonal) B1 no PT3
  • 6. Ponto 4: (4º pto. da poligonal) B1 no PT4
  • 7. Ponto 5: (5º pto. da poligonal) B1 no PT5
  • 8. Ponto 6: (6º pto. da poligonal) B1 no PT6
  • 9. Ponto 7: Tecla < C > (Fecha a poligonal)

Defina o segundo trecho de subestrutura resistente aos esforços resultantes da componente dos carregamentos de vento na direção X (global):

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  • 1. Na a aba “Grupos” e clique no botão “Cerca/subestrutura”
  • 2. Clique com o mouse para selecionar: Vento/flexão X
  • 3. Ponto 1: (1º pto. da poligonal) B1 no PT1
  • 4. Ponto 2: (2º pto. da poligonal) B1 no PT2
  • 5. Ponto 3: (3º pto. da poligonal) B1 no PT3
  • 6. Ponto 4: (4º pto. da poligonal) B1 no PT4
  • 7. Ponto 5: (5º pto. da poligonal) B1 no PT5
  • 8. Ponto 6: (6º pto. da poligonal) B1 no PT6
  • 9. Ponto 7: Tecla < C > (Fecha a poligonal)

Conclua o lançamento de cada uma das subestruturas resistentes aos esforços resultantes da componente dos carregamentos de vento na direção X (global). Ao concluir, digite <SHIFT+F8> até que seja possível visualizar todo o desenho:

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Para que o desenho não volte a ficar sobrecarregado de elementos gráficos, desmarque também a visualização das cercas de vento na direção X.

  • 1. Selecione a aba "Barra geral" e clique no botão “Filtros”
  • 2. Desmarque a opção “Vento X”
  • 3. Clique no botão “OK”

Defina o primeiro trechos de subestrutura resistente aos esforços resultantes da componente dos carregamentos de vento na direção Y (global):

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  • 1. Na aba “Grupos”, clique no botão “Cerca/subestrutura”
  • 2. Clique com o mouse para selecionar: Vento/flexão Y
  • 3. Ponto 1: (1º pto. da poligonal) B1 no PT1
  • 4. Ponto 2: (2º pto. da poligonal) B1 no PT2
  • 5. Ponto 3: (3º pto. da poligonal) B1 no PT3
  • 6. Ponto 4: (4º pto. da poligonal) B1 no PT4
  • 7. Ponto 5: (5º pto. da poligonal) B1 no PT5
  • 8. Ponto 6: (6º pto. da poligonal) B1 no PT6
  • 9. Ponto 7: (7º pto. da poligonal) B1 no PT7
  • 10. Ponto 8: (8º pto. da poligonal) B1 no PT8
  • 11.Ponto 9: Tecla < C > (Fecha a poligonal)
  • OK

Conclua o lançamento de cada uma das subestruturas resistentes aos esforços resultantes da componente dos carregamentos de vento na direção Y (global). Ao concluir, digite <SHIFT+F8> até que seja possível visualizar todo o desenho:

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A entrada gráfica de paredes em planta do pavimento “Superior” está concluída.

Para verificar se foi cometido algum erro:

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  • 1. Selecione a aba "Barra geral" e clique no botão "Processar o pavimento"
  • 2. Escolha a opção "Grupos"
  • 3. Note que será necessário confirmar a operação que salvará o desenho
  • 4. Fique atento ao rodapé da tela para certificar que não existem erros

Para facilitar todo este processo de definição de Subestruturas (grupos) e seus subconjuntos, dispomos do comando "Cercas de Subestruturas automáticas".

Este comando, depois de definidas todas as aberturas, realiza a análise de todos os trechos e desenha a solução encontrada, para que o usuário verifique, corrigindo possíveis erros e/ou melhorando algumas situações.

Este seria um bom momento para executar o comando e comparar os resultados.

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Cópia de entrada gráfica - Pavimento - 1o_Pav

O próximo passo será o desenvolvimento da entrada gráfica do pavimento 1o_Pav:

  • Mudar o editor gráfico do pavimento Superior para o pavimento 1o_Pav;
  • Copiar a entrada gráfica do pavimento Superior para o pavimento 1o_Pav;
  • Inserir o desenho da arquitetura como referência externa;
  • Substituir uma abertura de portas por uma abertura de janela;
  • Apagar e renumerar as lajes e definir as cargas da escada.

Mudar o editor gráfico do pavimento Superior para o pavimento 1o_Pav

Para mudar de pavimento e dar continuidade na entrada de cada um dos pavimentos:

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  • 1. No editor gráfico, selecione a aba "Barra Geral" e clique na caixa de listagem
  • 2. Selecione o pavimento 1o_Pav:

A tela do editor gráfico será apresentada completamente limpa, sem nenhum elemento gráfico.

Copiar a entrada gráfica do pavimento Superior para o pavimento 1o_Pav

Será possível aproveitar praticamente toda a entrada Gráfica realizada no pavimento “Superior”.

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  • 1. Na aba "Barra Geral", clique no botão “Copiar Entrada gráfica”
  • 2. Selecione o pavimento “Superior”
  • 3. Clique no botão “OK”
  • 4. Confirme com um clique no botão “Sim”

Inserir arquitetura do pavimento 1o_Pav como referência externa

Para obter condições de comparar e identificar as diferenças entre o pavimento atual “1o_Pav” e o pavimento copiado, acione o comando “Referências externas”, selecione e insira o desenho de arquitetura do pavimento “1o_Pav”, como desenho de referência externa e desligue a visualização da referência “Superior”.

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  • 1. Clique no botão "Referência externa" e desmarque a visualização da arquitetura do “Arq_Superior”
  • 2. Desmarque as opções: Selecionáveis e Cores Originais
  • 3. Defina a nova Escala X 100 e a nova Escala Y 100
  • 4. Clique no botão: “Inserir nova”
  • 5. Clique para abrir a caixa de listagem
  • 6. Selecione a pasta: “C:\TQS\PRC_Exemplo1\Gerais”
  • 7. Selecione o desenho: “Arq-Térreo”
  • 8. Clique no botão: “Abrir”
  • 9. Digite as coordenadas:0,0
  • 10. Pressione <Enter>

Substituir uma abertura de portas por uma abertura de janela

Note que a única diferença entre os pavimentos “Superior” e “1o_Pav” é uma janela no lugar de uma porta na sala da direita. Execute o comando “Apagar” para apagar todos os elementos gráficos que representam a porta “p160”:

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  • 1. Selecione a aba “Modificar” e clique no botão “Apagar”
  • 2. Para realizar a múltipla seleção de elementos gráficos, tecle <N>
  • 3. Clique com o botão 1 do mouse nos portos 1, 2 e 3, note que os elementos serão selecionados
  • 4. Tecle <Enter> para concluir o comando

Para inserir uma janela “j160” exatamente onde esta a janela que foi apagada.

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  • 1. Selecione a aba "Porta/Janela" e clique no botão "Janela atual"
  • 2. Selecione a janela “j160” e clique no botão "OK"
  • 3. Clique no botão “Inserir janela”
  • 4. Clique “B1” no "ponto 1”
  • 5. Clique “Botão 2" no "pto 2”

Apagar e renumerar as lajes e definir as cargas na região da escada

Por simplificação, neste exemplo, apenas os carregamentos da escada serão considerados e esta não será dimensionada.

Execute o comando “Apagar” para apagar a laje L3. Primeiro selecione o texto, repita o comando e selecione a linha que representa o contorno interno da laje:

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  • 1. Selecione a aba "Lajes" para ativar a visualização das lajes
  • 2. Selecione a aba "Modificar" e clique no botão “Apagar”
  • 3. Clique com o “Botão 1 no pto 1” sobre o título da laje
  • 4. Clique com o "Botão 2" do mouse para repetir o comando "Apagar"
  • 3. Clique com o “Botão 1 no pto 2” sobre a linha que representa o contorno da laje

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  • 1. Na a aba "Lajes", clique no botão "123 Renumerar"
  • 2. Clique no botão "OK"

Para definir as cargas de reação da escada nas paredes de apoio, acione a aba “Paredes”:

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De forma aproximada, defina uma carga de 1.1 tf/m sobre as paredes que servirão de apoio para cada um dos lados da escada. Para tanto, primeiro será necessário definir o valor da carga:

  • 1. Clique no botão "Editar cargas distri."
  • 2. Defina o valor da carga permanente ou principal 1.1 tf/m e clique no botão "OK"

Com o valor da carga definido, acione o comando “Inserir carga distribuída”

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  • 1. Clique no botão Comando: “Inserir carga distri.”
  • Primeiro ponto de aplicação B1 no PT1
  • Segundo ponto de aplicação B1 no PT2

Repita novamente o procedimento para inserir a carga da escada que apoia na sobre os trechos de paredes Par 6 e Par 7:

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Para verificar se foi cometido algum erro:

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  • 1. Na aba "Barra Geral", clique no botão "Consistência de erros”
  • 2. Selecione a opção "Paredes"
  • 3. Será necessário confirma a operação que salvará o desenho de entrada gráfica
  • 4. Fique atento ao rodapé da tela para certificar que não existem erros:

Concluir a entrada gráfica - Pavimento - CxDágua

O próximo passo será o desenvolvimento da entrada gráfica do pavimento CxDágua e a conclusão da entrada gráfica de paredes em planta:

  • Mudar o editor gráfico do pavimento 1o_Pav para o pavimento CxDágua;
  • Copiar a entrada gráfica do pavimento Superior para o pavimento CxDágua;
  • Inserir o desenho da arquitetura como referência externa;
  • Apagar elementos gráficos portas, janelas, lajes, cercas e identificadores;
  • Definir paredes, porta, laje e subestruturas.

Mudar o editor gráfico do 1o_Pav para CxDágua

Para mudar de pavimento e dar continuidade na entrada de cada um dos pavimentos:

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  • 1. No editor gráfico, selecione a aba "Barra Geral" e clique na caixa de listagem
  • 2. Selecione o pavimento "CxDágua"

A tela do editor gráfico será apresentada completamente limpa, sem nenhum elemento gráfico.

Copiar a entrada gráfica para o pavimento CxDágua

Não será possível aproveitar muito da entrada Gráfica realizada no pavimento “Superior”. Mesmo assim, execute o comando “Copiar Entrada gráfica”.

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  • 1. Na aba "Barra Geral", clique no botão “Copiar Entrada gráfica”
  • 2. Selecione o pavimento “Superior”
  • 3. Clique no botão “OK”
  • 4. Confirme com um clique no botão “Sim”

Inserir arquitetura como referência externa para o pavimento CxDágua

Para obter condições de comparar e identificar as diferenças entre o pavimento atual “CxDágua” e o pavimento copiado, acione o comando “Referências externas”, selecione e insira o desenho de arquitetura do pavimento “Cobertura” como desenho de referência externa e desligue a visualização da referência “Superior”.

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  • 1. Clique no botão "Referência externa" e desmarque a visualização da arquitetura do “Arq_Superior”
  • 2. Desmarque as opções: Selecionáveis e Cores Originais
  • 3. Defina a nova Escala X 100 e a nova Escala Y 100
  • 4. Clique no botão: “Inserir nova”
  • 5. Clique para abrir a caixa de listagem
  • 6. Selecione a pasta: “C:\TQS\PRC_Exemplo1\Gerais”
  • 7. Selecione o desenho: “Arq-Cobertura”
  • 8. Clique no botão: “Abrir”
  • 9.Digite as coordenadas: 0,0
  • 10. Pressione <Enter>

Apagar elementos gráficos portas, janelas, lajes, cercas e identificadores

Note, na ilustração abaixo, que existe platibanda de cinco fiadas no contorno externo do pavimento CxDágua. Além da platibanda, o reservatório superior está confinado em um quarto com pé-direito de dois metros e coberto por laje maciça de concreto armando com nove centímetros de espessura.

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Será necessário apagar vários elementos gráficos que não serão utilizados e também vários elementos gráficos que deverão ser reposicionados.

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  • 1. Seleciono a aba “Barra Geral” e clique no botão “Filtros”
  • 2. Na janela "Filtro/Controle de desenhos", clique com o mouse seguindo exatamente as ilustrações Apresentadas acima.

A entrada gráfica de paredes em planta será apresentada na tela, ilustrando todos os elementos gráficos que foram selecionados.

Desta maneira, será possível apagar com uma janela de seleção envolvendo todo o desenho, sendo que somente os elementos que tiveram o filtro de seleção ativado serão apagados:

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  • 1. Selecione a aba "Modificar" e clique no botão “Apagar”
  • PT 1: Selecione o primeiro ponto W no Pt1
  • PT 2: Selecione o segundo ponto B1 no Pt2

Ainda restarão alguns blocos distribuídos na primeira fiada que deverão ser apagados.

Novamente, utilize o comando “Apagar”, mas desta vez clique no “cadeado” que fica no canto inferior direito da tela gráfica para destravar os níveis do filtro ativado:

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  • 1. Desative a opção de “Travar/Destravar nível atual”
  • 2. Selecione a apague as linhas de fechamento de bordo
  • 3. Na aba “Modificar”, clique no botão/comando “Mover Parcial”
  • PT 1: Selecione o primeiro ponto Pt1, com o botao 1 do mouse
  • PT 2: Selecione o segundo ponto B1 no Pt2

O editor solicitará um ponto de referência para mover. Observe então a seguinte figura:

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  • 1. Clique, com o botão 1 do mouse, no cruzamento inferior, pto 1, para tomá-lo como referência;
  • 2. Clique no cruzamento acima (pto 2), com o botão 1 do mouse. Se a captura, não estiver ativa, com o "blip" no cruzamento, aperte a tecla <I>, de "Intersecção", com o mouse perto do cruzamento.

Desta forma conseguimos corrigir, em um só comando, três paredes. Vamos agora utilizar, por diversas vezes, o comando de "Alterar", simplesmente selecionando, por clique, nos objetos de "Parede de Concreto". Para selecionar, basta clicar, com o botão 1 do mouse, no identificador, na linha de eixo ou mesmo na borda do objeto Parede.

Comecemos pela Parede Par5 (vertical, inferior esquerda). Vamos alterar o seu ponto inicial para o ponto médio da extremidade inferior esquerda da planta.

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  • 1. Clique no Identificador da Par5 (pto 1), com o botão 1 do mouse
  • 2. Clique no ponto inicial da parede (pto 2), com o botão 1 do mouse
  • 3. Tecle <M>, para acionar o recurso "ponto Médio"
  • 4. Clique no cruzamento inferior interno (pto 3)
  • 5. Clique no cruzamento inferior externo

Fazemos então a mesma operação com a parede Par8 (vertical, inferior direita, para a extremidade inferior direita da planta, com a mesma sequência de comando e escolha relativa de pontos).

Vamos agora alterar a parede horizontal Par1 (no canto superior da planta). A sua extremidade final (direita) será movida para o cruzamento com a Par6:

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  • 1. Clique no Identificador da Par1 (pto 1), com o botão 1 do mouse
  • 2. Clique no ponto final da parede (pto 2), com o botão 1 do mouse
  • 3. Clique no cruzamento (pto 3).

Vamos agora utilizar, diversas vezes, o comando de "Mover" (Tecla <F4>).

Começando pela parede Par2, que vamos mover para baixo. Basta teclar <F4> (ou executar o comando "Mover", a partir da aba/barra "Modificar"):

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  • 1. Aperte a tecla <F4>
  • 2. Clique no Identificador da Par2 (pto 1), com o botão 1 do mouse
  • 3. Aperte a tecla <F>, para o recurso de capturar o ponto de referência
  • 4. Clique no ponto 2 (cruzamento da Par2 com a Par5)
  • 5. Se o "blip" de captura para fim da Par5 estiver desligado, aperte a tecla <E>, para o recurso de "Endpoint"
  • 6. Clique no ponto 3, com o botão 1 do mouse.

Aproveitando que está mexendo na Par2, vamos esticá-la, pela extremidade final, até o limite/cruzamento inferior, com a Par8 (Como mostrado acima, basta clicar no identificador da Par2, clicar então no "blip" do ponto final da parede e então no ponto inicial do eixo da parede Par8.

Vamos mover, da mesma forma, a parede Par3, movendo-a para cima, com a mesma sequência de comando e cliques relativos de pontos:

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  • 1. Aperte a tecla <F4>
  • 2. Clique no Identificador da Par3 (pto 1), com o botão 1 do mouse
  • 3. Aperte a tecla <F>, para o recurso de capturar o ponto de referência
  • 4. Clique no ponto 3, no final do eixo da parede Par7 (se a captura do ponto final não estiver ativa, pode-se utilizar o recurso da tecla <E>, de "EndPoint")

Para completar todo o processo de modificações geométricas, basta agora copiar a parede Par4 para cima:

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  • 1. Aperte as teclas <Ctrl> <F4>
  • 2. Clique no Identificador da Par4 (pto 1), com o botão 1 do mouse
  • 3. Aperte a tecla <F>, para o recurso de capturar o ponto de referência
  • 4. Clique no ponto 3, no cruzamento entre as paredes Par6 e Par1 (se a captura do ponto final não estiver ativa, pode-se utilizar o recurso da tecla <I>, de "Intersecção")

Bem, para modificar a orientação do identificador, como mencionado anteriormente, basta clicar no identificador (pto 1) e então clicar no "blip", no pto 2:

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Depois de todas as alterações, ficamos com a planta com esta aparência:

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Vamos agora executar o comando para "Renumerar" as paredes:

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Como parte final deste processo, vamos alterar, por grupos de paredes, algumas de suas propriedades, como altura da parede, espessura da laje e especificação ou não de parede estrutural.

Primeiro, as paredes de platibanda, externas, com os dados a seguir. Acione, pela aba Modificar, o comando "Alterar" (ou a tecla <F6>), com a tecla <N>, acione o recurso de escolha múltipla ('N' elementos) e então selecione as paredes, uma a uma, clicando em seus identificadores: Par1, Par3, Par5, Par6 e Par9:

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Ao teclar <Enter> (ou botão 2 do mouse), a caixa de propriedades deve obedecer às opções e edições abaixo indicadas:

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Agora, acione novamente, pela Aba "Modificar", o comando "Alterar" (ou tecla <F6>). Com a tecla <N>, ative novamente o recurso de escolha múltipla e selecione, uma a uma, as paredes Par2, Par4, Par7 e Par8:

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Ao teclar <Enter> (ou botão 2 do mouse), a caixa de propriedades deve obedecer as abaixo indicadas:

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Para as mesmas paredes Par2, Par4, Par7 e Par8, execute o comando "Inserir Linha de Carga" (uma vez para cada parede, clicando em seus identificadores ou no corpo do objeto). No final, ficaremos com a planta dessa forma:

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Com o fim das alterações das paredes, passamos então para a aba/barra de "Portas/Janelas"...


Definir porta, laje e subestruturas do pavimento CxDágua

Neste momento é interessante executar o comando “Salvar”, evitando a possibilidade de perder os trabalhos realizados.

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Para inserir a porta do compartimento que irá abrigar o reservatório superior:

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  • 1. Selecione a aba “Porta/Janela”, abra a caixa de listagem e selecione a porta “P80”
  • 2. Clique no botão “Inserir porta”
  • 3. Para girar o bloco: Tecle <F4>
  • 4. Para posicionar o bloco [p80]: Tecle <M> para definir que a inserção será pelo ponto médio
  • 5. Clique no "ponto 1" com o Botão 1 do mouse
  • 6. Clique no "ponto 2" com o Botão 1 do mouse
  • 7. Para girar o bloco: Tecle “F4”, se necessário
  • 8. Para inserir o título da porta: clique no pto 3, com o Botão 1 do mouse

Existe uma laje sobre o cômodo que abriga o reservatório de água.

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  • 1. Selecione a aba "Lajes”
  • 2.Clique no botão “Dados atuais”
  • 3. Confirme o número da laje
  • 4. Confirme o tipo e a altura da laje maciça
  • 5. Clique no botão "Alterar" Carregamento principal
  • 6. Defina o valo da carga permanente e da carga acidental
  • 7. Clique no botão OK
  • 8. Clique no botão OK

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  • 1. Clique no botão “Inserir laje”
  • 2. Entre com um ponto no meio da laje, clicando como o B1 no PT1
  • 3. Posicione o texto B1 no PT1

Acione o Menu “Grupos”, para inserir as cercas de subestruturas do pavimento “CxDágua” use o comando que insere, a partir de um único comando, todas as cercas de subestruturas:

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  • 1. Acione a aba "Grupos" e clique no botão “Cercas AUTOMÁTICAS"
  • 2. Confirme clicando no botão “Sim”

Sempre que acionamos o comando de definição de Cercas Automáticas, devemos na sequencia executar o comando de consistência e verificação de erros:

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  • Comando: “Consistência e verif. De erros...”
  • Clique em Subestrutura
  • Confirme clicando no botão “Sim”

Com a entrada de dados de paredes em planta concluída, será necessário sair do editor gráfico e retornar automaticamente para o Gerenciador TQS.

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Para sair do Editor de paredes em Planta, clique no “X” no canto superior direito da tela ou selecione os comandos “Sair”.