Vento na Transferência de Carregamentos Entre Edifícios de Alvenaria e Concreto Armado
Vamos criar duas situações distintas para ilustrar como transferir a carga devido às ações de vento de um edifício de Alvenaria Estrutural para um edifício de Concreto Armado.
A) Cota inicial igual a zero
No primeiro exemplo que vamos ilustrar o edifício de alvenaria apoiado sobre o edifício de Concreto Armado, sendo que neste caso, para os dois edifícios a cota inicial igual a zero.
Para a correta consideração das cargas de atuação do vento será necessário apenas editar os dados do edifício de Concreto Armado e marcar a opção de leitura destas cargas através do comando "Casos de vento nas plantas de forma" conforme abaixo:
B) Cota inicial diferente de zero
No segundo exemplo, o edifício de alvenaria estará apoiado sobre uma estrutura de concreto armado (pilotis), com pé-direito de 3,00 metros. A pressão devido ao vento atuante em toda a estrutura é apresentada na figura abaixo.
Neste caso, além de marcar a opção de leitura destas cargas de vento no projeto de concreto armado conforme apresentado no item anterior, também será necessário confirmar a cota inicial do edifício de concreto armado, conforme a figura do corte esquemático apresentada, a cota inicial neste exemplo será zero.
Nos dados do edifício de Alvenaria estrutural, a cota inicial deverá ser definida como sendo 3 metros, pois a estrutura de alvenaria irá receber a incidência da carga de vento a partir desta altura.
A cota inicial da atuação do vento será Zero, então definimos “Def Cot = Sim” e “Cot ini = 0”.
A variável “DefCot” significa se vamos Definir Cotas para aplicação do vento e “Cot ini” significa a Cota Inicial.
Observação Importante: Note que a cota inicial do vento esta relacionada com a cota inicial do edifício, a cota inicial adotada é zero, mas poderia ser por exemplo: 720m, assim sendo, a cota inicial do vento no projeto de concreto armado seria 720m e a cota inicial de vento no projeto de alvenaria seria 723m.