Faixas Positivas
O TQS possui um programa específico para dimensionamento e detalhamento de lajes, que se chama TQS-Lajes, o qual dimensiona e detalha todas as armaduras conforme os esforços provenientes do Grelha-TQS ou do Pórtico-TQS, dependendo do modelo utilizado (Modelo IV ou Modelo VI, respectivamente).
Para edição das faixas de esforços e armaduras detalhadas no TQS-Lajes existe um recurso no programa chamado Editor de Esforços e Armaduras que cria faixas de esforços em diferentes posições na laje, que são delimitadas por um retângulo com um valor de esforço característico. O detalhamento da laje é feito para essas faixas de esforços tomando-se a seção de concreto da faixa, e armando-se para o esforço característico.
As faixas de esforços são geradas independentemente sobre cada alinhamento da laje, em cada uma das direções. Dentro de um alinhamento, o valor de esforço para detalhamento é sempre o maior dentro do alinhamento da faixa:
Para obtenção de um detalhamento mais otimizado das armaduras das lajes, as faixas de esforços podem ser homogeneizadas automaticamente através da edição de alguns critérios do TQS-Lajes. Esses critérios podem ser acessados através da sequência de comandos: “Gerenciador > TQS-Lajes > Editar > Critérios > Grelha/Elementos Finitos > Projeto”.
Dentro da janela Edição dos critérios de projeto existe a aba Homogeneização, onde podem ser configurados os critérios para que o número de faixa de esforço seja diminuído de maneira significativa.
Para o cálculo dos esforços, o TQS fará uma discretização da malha da grelha com o espaçamento definido nos critérios de Grelha (Grelha-TQS > Critérios > Lajes Planas > Malha > Discretização da malha), por exemplo, de 35 cm. Se os critérios de homogeneização não forem utilizados, a cada 35 cm será gerada uma faixa de esforço, e, portanto, a cada 35 cm haverá um alojamento de armadura diferente devido aos diferentes esforços nas barras. Observe abaixo:
Claro que esse detalhamento não é usado comumente na prática, e no TQS existem os critérios de homogeneização, que devem ser utilizados para uma geração prévia das faixas de esforços. Porém, a intervenção do engenheiro é sempre necessária e os ajustes deverão ser feitos utilizando-se o Editor de Esforços e Armaduras.
Os critérios de homogeneização vêm com valores “preenchidos”, porém, eles devem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada projeto. É importante lembrar que o TQS possui inúmeros critérios e os usuários devem conhecê-los e ajustá-los de acordo com a sua necessidade. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte-TQS.
Ajuste de critérios para Agrupamento das Faixas Positivas:
Abaixo serão geradas faixas com a alteração dos critérios de Agrupamento de faixas positiva.
O que será feito com a definição desses critérios de homogeneização: as faixas serão igualadas. Porém, as faixas com maiores esforços ficarão isoladas para que você possa decidir o que fazer com ela.
O TQS encontra o maior momento existente na laje e o multiplica por %M1, esse valor de momento é comparado com o valor do momento médio e o maior dos dois será utilizado na homogeneização das faixas ().
Para saber quais faixas serão homogeneizadas por , multiplica-se por (1+%M2). Todas as faixas com momento maior que .(1+%M2) são isoladas, já as faixas com momento menor que .(1+%M2), são homogeneizadas por .
Exemplo para os valores de %M1 e %M2 definidos anteriormente:
O maior momento positivo da laje é de 3,20 tf.m/m e encontra-se no meio da mesma:
Logo:
M ̅=%M1 .Mmáx=0,90 .3,20=2,88 tf.m/m
M_faixa=M ̅ .(1+%M2)=2,88 .1,05= ̃3,02 tf.m/m
As faixas com momentos acima de 3,02 tf.m/m serão agrupadas à faixa de 3,20 tf.m/m, e esse “conjunto” ficará isolado. Já as faixas com momento abaixo de 3,02 tf.m/m serão homogeneizadas. Observe abaixo.
Resultado da alteração feita anteriormente:
Armadura gerada:
Na próxima mensagem serão mostrados os critérios de Agrupamento das faixas negativas do TQS-Lajes.