Laje Maciça - Edição de Esforços (2/2)
Critérios e Homogeneização de Esforços
No edifício em anexo vocês encontrarão um arquivo de critérios bem ajustado, tanto para armaduras passivas quanto para protensão. Podem copiar a vontade.
Nela vocês encontrarão parametrizados os seguintes fatores de homogeneização:
A homogeneização de momentos deve ser definida por uma média ponderada sempre próxima aos momentos máximos, para se evitar detalhamento contra a segurança. Estou utilizando 90% dos máximos com desvio de apenas 20%, o que reflete em faixas continuas quando estas têm comprimentos parecidos, caso das positivas nos exemplos acima.
Quanto às negativas, temos a homogeneização de comprimentos. Quando baixamos o %C1 (50% no exemplo), estaremos refinando mais os comprimentos das faixas, sendo que estas estarão cobrindo os diagramas sem muitas sobras. Reparem que o desvio padrão também é importante para limitarmos os comprimentos das faixas.
Lógico que teremos mais faixas sobre um determinado apoio, e os exemplos nos mostram uma boa variedade de faixas e esforços.
O nosso papel, como usuários, é de utilizar o editor de esforços para buscar um detalhamento que seja de fácil execução e ao mesmo tempo econômico. Em certos casos é preferível igualar faixas para não gerar exagero nas armaduras de comprimentos diferentes.
Desenho
Hoje, que apenas deixar uma dica: Para facilitar a interpretação dos desenhos, separem as armaduras das duas direções, horizontais e verticais, em dois desenhos como na planta abaixo:
Vou enviar na próxima mensagem uma imagem em melhor definição desta planta.`
Além de facilitar os trabalhos de edição, esta separação tem um objetivo técnico importante: Induzir ao pessoal de execução a distribuir as armaduras corretamente conforme o cg das armaduras considerado no dimensionamento. Devemos também inserir um detalhe indicando o posicionamento das armaduras.
Para gerar os desenhos de armaduras em separado, basta dentro do Editor de esforços, nos parâmetros de armaduras, ativar uma das direções de desenho em separado, e depois salvar os dwg:
Para finalizar, queria registrar que uma passagem da semana passada:
O Rodrigo, que fez estágio conosco ganhou uma bolsa de estudo em Portugal e esta lá desde setembro. Como teste, enviei por e-mail um edifício para ele e no dia seguinte ele me enviou um pavimento detalhado. Começamos a elaborar projetos “intercontinentais”!
Um abraço a todos
Luiz Aurélio Fortes da Silva
TQS Informática Ltda
São Paulo