O Editor

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Observe nesta tela:


Título da janela com o pilar e o lance atualContém a referência do lance do pilar atual sendo editado.
Fechar o editorFechar o desenhoO meio mais rápido de fechar e sair do editor. Equivale ao comando “Arquivo” – “Sair”.
Menu suspenso (principal)Menu que contém todos os comandos do editor.
Barras de FerramentasBotões com, comandos mais usados. Reproduz comandos e funções do menu.
Janela ou vista comlance do pilar atualÁrea onde serão mostrados graficamente os dados do lance do pilar atual.
Escolha do pilare/ou lance atualComandos para a seleção do lance do pilar atual.
Janela de mensagensÁrea onde o editor emite mensagens.

Menu suspenso (Principal)

Por convenção, todas as funções do editor estão disponíveis através do menu principal, e é por meio destes que serão mostrados os exemplos do manual. Com o tempo, você aprenderá e se acostumará com outros modos de entrada mais difíceis de memorizar, mas de operação muito mais rápida. Os menus do módulo básico são:


f6f78ef9ac38aca3ad5c9cf8eab60e52.pngO menu "Arquivo". Contém funções para abrir, fechar e salvar desenhos, salvar com outro nome e carregar / salvar O menu de utilidades permite a limpeza e elementos não utilizados de desenho.Os menu de plotagem, permitem a visualização prévia de plotagem e a plotagem efetiva de desenhos em impressora.O comando de propriedades, como já visto, define a escala principal e o sistema associado ao desenho.

2c72bf0aaf8e03b3803563240381a516.pngO menu "Editar" implementa comandos padrão de qualquer aplicativo Windows: desfazer e refazer operações, recortar, copiar e colar usando a área de transferência do Windows, localizar e substituir textos, comparar desenhos.O comando de interferências aponta regiões do desenho onde há colisões entre textos e outros elementos gráficos.

O menu "Modos" trata dos modos de funcionamento do editor tais como ortogonal, sistema girado, grade, etc. O menu "Níveis" permite a edição interativa dos níveis e cores de desenho, além de ligar, desligar, travar e tornar níveis ativos. O menu de barras de ferramentas permite ligar e desligar as barras de ferramentas.


4cc963713293d27f684172753245830e.pngO menu "Exibir" tem todos os comandos que controlam a visualização de elementos. O primeiro grupo de comandos, de "janela" controlam a parte do desenho mostrada dentro de uma janela Windows.O termo janela já era usado em todos os aplicativos TQS para visualização de regiões do desenho. Assim, as janelas Windows são chamadas dentro do editor de "Vistas", e são tratadas no segundo grupo de comandos - podem ser abertas, fechadas, divididas, reorganizadas, etc.O último grupo de comandos permite a listagem de elementos e propriedades geométricas.

5ad32ce779ff32738f1266a685fed014.pngO menu "Desenhar" trata da inserção dos elementos gráficos básicos no desenho: linhas, textos, arcos, círculos, etc. O comando "Hachura" permite o preenchimento de áreas fechadas com linhas espaçadas em um certo ângulo.O comando "Bloco" insere um bloco no desenho. Este e todos os comandos de criação de blocos estão no próximo menu.

ecf5fbce088fe49764125bfb52a5dc47.pngO menu "Blocos" trata de blocos ou símbolos de desenho, que são agrupamentos de elementos gráficos básicos, reunidos sob um nome. Blocos são inseridos sempre a partir de uma biblioteca interna, podendo ser carregados para esta a partir de arquivos de desenho externos.O segundo grupo de comandos são utilidades para ler, gravar, explodir e listar blocos. O comando de misturar desenhos permite também a carga de um desenho externo sem que seja transformado em bloco.

O menu "Modificar" tem comandos para a edição de elementos de desenho já inseridos. Permitem apagar, copiar, mover, rodar, etc.

31269eca022add05befe56c889627d38.pngPor último, o menu "Cotagem", permite introduzir de maneira semi-automática anotações de medidas no desenho. Com o desenho em escala 1:1, as medidas são determinadas automaticamente a partir das distâncias entre elementos gráficos.O menu de "Propriedades" permite controlar a aparência das cotagens realizadas.

A seguir serão apresentados os comandos específicos do Editor de Geometria, esforços e armaduras de pilares:


194757022afc51d948b13bb92329f5a8.pngO menu “Geometria”. Contém comandos para alterações na geometria da seção, pé direito e títulos.O menu de Vistas divididas possibilita a operação de funções em múltiplas janelas.É através do menu “Geometria”, que você poderá alterar totalmente a seção do lance editado.

fac4677175d63fd8c3f650b70a136186.pngCom o menu “Ferros Longitudinais” faremos todas as alterações de ferros longitudinais. Podemos modificar comprimentos, bitolas, dobras, traspasses, ancoragens, luvas, etc de ferros existentes, assim como apagar, mover, copiar, espelhar, distribuir, etc. Ferros de um lance podem ser copiados para os lances seguintes.

d7dde412a044520fcdc08c2bcd1f0949.pngUsaremos o menu “ferros transversais”, para criar estribos fechados ou abertos e grampos. Também teremos controle sobre as vistas explodidas dos estribos, podendo movê-las junto com o texto associado. Ferros transversais, por definição, tem pontos de referência nos ferros longitudinais.

O menu “Cálculo” apresenta comandos que levam ao cálculo da seção, em função da geometria, materiais, critérios de cálculo e diversos casos de carregamentos.


Por último, os comandos relativos as curvas de iteração permitem gerar superfícies de iteração do pilar. Estas superfícies consistem no lugar geométrico dos ternos Fz, Mx e My limites, onde o pilar pode ser dimensionado. É uma ferramenta interessante para determinar se um pilar está dimensionado com pouca ou muita folga, e quais as solicitações poderá suportar. Este menu permite gerar diagramas no espaço ou em planos, em direções ortogonais.


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46c05a9448cb3d1e082b9f50b3d65318.pngCotagens realizadas através do menu de edição básica são perdidas a cada regeração do desenho. O menu “Cota Seção” específico deste editor, permite fazer cotagens permanentes na seção transversal. Estas cotagens são armazenadas na base de dados do pilar, e regeradas com o resto do desenho.

Escalas e unidades

Os desenhos de pilar são feitos exclusivamente em centímetros, podendo ter duas escalas diferentes no lance. O desenho é composto por três partes principais:


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A seção transversal e a vista explodida de estribos são desenhadas em centímetros, na relação de 1:1 entre unidades do mundo real e de desenho. A escala de desenho da seção transversal é a escala principal do desenho, sendo lida e usada por todos os outros editores gráficos, editor de plantas e sistema de plotagem.


Como a vista longitudinal tem escala diferente da transversal, você precisará converter medidas ao trabalhar nesta vista. No exemplo acima, a relação entre as duas escalas é de 35/20 = 1.75. Se você fizer cotagens na vista longitudinal (fora deste editor), deverá utilizar um multiplicador de dimensões de 1.75. Por outro lado, para desenhar uma linha de comprimento qualquer, divida seu comprimento por 1.75 para obter seu tamanho exato no desenho.


O menu de curva de iteração e o comando de cálculo da seção lêem carregamentos em tf e tfm. A saída de esforços pode ser mostrada em tf, kgf, m e cm.


Comandos transparentes

São chamados de transparentes os comandos que podem ser acionados no meio de um outro comando sem interrompê-lo. Os seguintes comandos são transparentes quando acionados pelos aceleradores de teclado:


Controles de visualização
<F8>Janela
<SHF><F8>Janela total
<CTL><F8>Janela anterior
<ALT><F8>Janela deslocada
<F11>Zoom 0.5x
<ALT><F11>Janela deslocada dinamicamente

Modos de funcionamento
<F10>Nível travado
<SHF> <F10>Modo ortogonal
<CTL> <F10>Curva rápida
<ALT> <F10>Grade
<SHF> <F1>Ortogonal girado

O objetivo do comando transparente é permitir alterar uma janela ou modo de funcionamento do editor facilitando uma construção gráfica, durante um comando qualquer, sem interromper o comando o uso dos comandos transparentes na medida em que descrevermos estes comandos.


Barras de ferramentas

As barras de ferramentas são um modo rápido de acionar comandos sem ter que decorar aceleradores de teclado. No módulo básico elas consistem somente de botões com ícones, mas podem conter também caixas de texto e de lista nos aplicativos que usam o editor.


Para descobrir o significado de cada ícone do editor basta parar o cursor cerca de meio segundo sobre o ícone, para que uma pequena janela se abra com o nome do comando associado ao botão.


As barras de ferramentas disponíveis no Editor de Geometria, esforços e armaduras em pilares são:




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