Cotagem Relativa
Na cotagem relativa acumulada todas as referências são feitas em relação a uma origem única.
Este tipo de cotagem tem sido solicitado por algumas construtoras por facilitar a locação de elementos construtivos na obra. A figura abaixo exemplifica o uso deste tipo de cotagem, em relação a um certo referencial:
Cota relativa X
A seqüência de comandos “Cot.Rel” – “Cota relativa X”, permite a cotagem em “X”, inserindo um símbolo associado a um valor de cota, com abscissa X em relação ao sistema cartesiano definido.
Cota relativa Y
A seqüência de comandos “Cot.Rel” – “Cota relativa Y”, permite a cotagem em “Y”, inserindo um símbolo associado a um valor de cota, com abscissa Y em relação ao sistema cartesiano definido.
Cota sobre linha
A seqüência de comandos “Cot.Rel” – “Cota sobre linha X”, o editor irá solicitar que seja definida uma linha. Se a linha for paralela a X ou Y será então executada a cotagem de acordo.
Definir Origem
Inicialmente a origem do sistema de coordenadas é o par de coordenadas absolutas (0,0) e ângulo (0), você pode alterar a origem deste sistema de coordenada a partir da seqüência de comandos “Cot.Rel” – “Definir origem”. O editor gráfico pede por um ponto e um ângulo de rotação.
Parâmetros de cotas
A partir da seqüência de comandos “Cot.Rel” – “Parâmetros de cotas”:
Será acionada a janela “Parâmetros de cotas”, defina nesta janela os parâmetros de inserção de cotagem relativa:
Orientação do símbolo
O símbolo de cotagem pode ser orientado para esquerda e direita, para cima e para baixo, através do menu. A figura abaixo mostra as 4 combinações possíveis:
Texto de cotagem
A altura do texto de cotagem pode ser alterada, e as cotas relativas poderão ser executadas com valores em módulo.
Símbolo de cotagem
O bloco $COTREL usado para cotagem é parametrizado de modo a permitir alterações. O menu de cotagem permite também alterar o nome do bloco para outro qualquer.
O editor gráfico trata o bloco de cotagem segundo as regras:
- O nome do bloco de cotagem relativa, por default se chama $COTREL. Você pode mudar para qualquer outro nome de bloco.
- Dado um nome de bloco, se ele não estiver definido no desenho o programa tenta carregar de um arquivo externo, da pasta atual ou de uma pasta de pesquisa de blocos.
- Se o editor gráfico não achar o bloco em lugar nenhum, ele cria um de formato default.
- A posição e ângulo do texto com a cota são definidos por um texto começado por "%" dentro do bloco $COTREL. O texto com "%" deve estar no nível 100, para que não apareça no momento da inserção.
- A escala de inserção do bloco é a altura do bloco definida, vezes a escala do desenho. O ângulo do texto dentro do bloco é usado, mas a altura é tomada diretamente do menu. A proporção de distância entre o texto substituído e o bloco mudará conforme a escala, pois a distância é fixa, enquanto que a altura do texto é variável.
Para o programa, a definição Y usa um bloco a zero graus, e a definição X um bloco a 90 graus. Usando direções diferentes, a inserção continua valendo, mas os modos Esquerda / Direita e Cima / Baixo podem mudar de significado.
Corte Simples Localizado
A partir da seqüência de comandos “Cot.Rel” – “Cortes”
Será solicitada a definição de uma reta por dois pontos, cruzando a planta de formas e finalmente o posicionamento do corte.
Comando: [“Cot.Rel” – “Cortes”
Corte da planta: Primeiro pt: <B1> no PT1
Corte da planta: Segundo pt: <B1> no PT2
Pono para posicionar o corte: <B1> no PT2
Corte Simplificado do Edifício
A partir da seqüência de comandos “Cot.Rel” – “Corte do edifício”
Será solicitada a definição de uma reta por dois pontos, cruzando a planta de formas, então será acionada uma janela para a criação do novo desenho.
Comando: [“Cot.Rel” – “Cortes”
Corte do edifício: Primeiro pt: <B1> no PT1
Corte do edifício: Segundo pt: <B1> no PT2
Defina o nome do novo arquivo DWG:”Corte do edificio”
O novo desenho será criado e estará pronto para ser editado: