Armadura lateral em vigas com h < 60 cm?
De acordo com a NBR 6118:2014, item 17.3.5.2.3, vigas com altura superior a 60 cm devem possuir armadura de pele (armadura lateral).
Uma dúvida recorrente de nossos Clientes é a seguinte: Por qual motivo o TQS detalhou armadura de pele em uma viga cuja altura é menor que 60 cm?
A reposta é a seguinte: No momento do dimensionamento da viga, o TQS faz uma verificação de flexão composta normal. Essa verificação é feita da seguinte maneira:
- Verifica a seção transversal com as armaduras detalhadas (superiores e inferiores);
- Caso a seção "não passe", aumenta-se a bitola do porta-estribo até a seção passar, ou até a bitola limite do porta-estribo;
- Caso não passe, adiciona-se armadura lateral na seção;
- Caso não passe, aumenta-se a bitola da armadura lateral.
Ou seja, dependendo dos valores dos esforços solicitantes (momento fletor máximo e mínimo e força normal máxima e mínima) vigas com alturas inferiores a 60 cm podem possuir armadura lateral.
O engenheiro pode controlar, via arquivos de critérios, alguns parâmetros relacionados com a armadura lateral. Para isso, acesse:
- No Gerenciador, selecione o edifício que deseja alterar o critério na "Árvore de edifícios"
- Com o edifício selecionado, abra os ramos do edifício e selecione qualquer pavimento do edifício
- Na aba "Sistemas", grupo "Dimensionamento, Detalhamento e Desenho", clique no botão "TQS Vigas"
- Na aba "TQS Vigas", grupo "Editar", clique no botão "Critérios". Na sequencia, clique em "Projetos de vigas"
- Na janela "Edição de critérios de vigas", clique no botão "OK"
- Na janela "Editor de critérios...", clique em "Armadura Lateral" e na sequência em "Altura mínima"
- Veja o critério "Altura mínima da viga para colocação da arm. lateral"
Através desse critério, o engenheiro pode controlar para quais altura de vigas o TQS irá detalhar a armadura lateral. Porém, lembre-se, caso a viga não passe na verificação de flexão composta normal, o TQS irá colocar armadura lateral mesmo em vigas com alturas inferiores ao que foi configurado no critério.
- Ainda em "Armadura Lateral", selecione "Bitolas"
Veja que é possível configurar três bitolas diferentes para a armadura lateral.
- Ainda nos critérios do TQS Vigas, selecione "Flexão - Dimensionamento", "Flexão Composta" e, na sequência "Força norma"
- Veja que esse campo possuí três critérios: "Força normal a ser desprezada", "Força de tração elevada" e "Força de compressão elevada"
Força normal a ser desprezada: Limite máximo no qual a força normal solicitante (tração ou compressão) em uma viga não será considerada no dimensionamento a flexão composta normal. Seu valor é expresso como uma porcentagem da resistência à tração inferior do concreto. Se o valor for "0", será considerado 5%.
Força de tração/compressão elevada: No resumo geral do relatório de dimensionamento à flexão composta normal, as vigas são classificadas de acordo com a sua força normal solicitante, de tal maneira que seja possível identificar as vigas com força normal de tração ou compressão elevada. Esse critério é exclusivo para classificação da viga e não têm nenhuma influência no dimensionamento. Se o valor for "0" será considerado "50%" para tração e "10%" para compressão.