Critérios de Projeto

Tabela SPT

Critério que controla o perfil de sondagem do solo que será utilizado para a estimativa de vínculos elásticos ("molas") da fundação. As informações a serem fornecidas são:

  • NSPT: número de golpes do ensaio SPT;
  • Tipo de solo: Tipo básico do solo, para o cálculo automático de módulo de elasticidade e poisson;
  • Módulo de elasticidade;
  • Poisson.

Para o módulo de elasticidade existe uma infinidade de correlações que poderiam ser utilizadas no sistema para definição automática deste parâmetro, mas utilizamos a correlação empírica apresentada pelo autor Schmertmann pois é simples:

34fa0caee7b5c9855ac36cb81259065f.png

O valor de K sai da tabela a seguir:

45ba0b6ac63f2ababdb79f391d8ff7d8.png

A priori, cada camada de solo pode ser definida como Areia (K = 0,90) ou Argila (K = 0,20).

Para o valor do coeficiente de Poisson, ele pode ser tomado fixo com o valor de:

7cb212b5aaa4f72cd1dfedf44632392f.png

Critério de Projeto

O critério de projeto que controla o perfil de sondagem do solo que será utilizado para a estimativa de vínculos elásticos (molas) da fundação está definido no arquivo de critérios do TQS Fundações. Para acessar este critério, no Gerenciador, ativar o TQS Fundações e executar "Editar" - "Critérios" - "Blocos" - "Cálculo" - "Estimativa Vínculos Elásticos" - "Tabela SPT". O usuário deve definir os seguintes dados para cada camada linha, representativa de 1 metro de solo:

  • NSPT: número de golpes do ensaio SPT;
  • Tipo de solo: Tipo básico do solo, para o cálculo automático de módulo de elasticidade e poisson;
  • Módulo de elasticidade;
  • Poisson.

Majorador de armaduras para blocos de contorno poligonal

Critério que permite definir um multiplicador da armadura principal calculada a ser detalhada de forma distribuída.

Importante observar que os blocos de contorno poligonal são detalhadas com armaduras distribuídas e não concentradas, uma vez que não é feito o cálculo via metodologia biela-tirante e não temos a posição dos tirantes para a concentração das armaduras.

Critério de Projeto

O critério de projeto que controla o perfil de sondagem do solo que será utilizado para a estimativa de vínculos elásticos (molas) da fundação está definido no arquivo de critérios do TQS Fundações. Para acessar este critério, no Gerenciador, ativar o TQS Fundações e executar "Editar" - "Critérios" - "Blocos" - "Detalhamento" - "Bloco Contorno Poligonal" - "Majorador armadura principal".


Fck da estaca

Resistência do concreto da estaca, que é utilizada na verificação de tensões em blocos de uma ou duas estacas na presença de momento fletos

Critério de Projeto

Para acessar este critério, no Gerenciador Estrutural, execute "Sistemas" - "TQS Fundações" - "Editar" - "Critérios" - "Blocos" - "Materiais" - "fck da estaca" e digite o valor desejado.

Área da estaca

Define a região onde a armadura será distribuída acima da estaca. As opções possíveis são:

1,2 Øestaca

Øestaca + 2 d'

Øestaca + 2 [(embutimento + 1)/(tg θ)]

O critério não é válido para o método de Blévot, pois neste método não há amplicação da área da estaca.

Critério de Projeto

Para acessar este critério, no Gerenciador Estrutural, execute "Sistemas" - "TQS Fundações" - "Editar" - "Critérios" - "Blocos" - "Cálculo" - "Área da estaca" e selecione a opção desejada.