Pilares conforme ABNT NBR 9062:2017

Verificação ao saque e içamento

O dimensionamento ao saque e içamento dos pilares é feito com utilizando um multiplicador (menor do que 1,0) para a resistência do aço. O valor padrão deste ponderado é 0,5, conforme item 5.3.2.2. Este multiplicador pode ser alterado em:

  • Ativar o TQS-PREO;
  • "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Detalhamento" - "Pilares" - "Dimensionamento" - "Multiplicadro adicional do fyk para verificação saque/transporte e levantamento".

Dimensionamento de pilares com imperfeição mínima + M1d,mín

De acordo com a ABNT NBR 9062:2017, os pilares pré-moldados devem ser dimensionados levando em conta tanto o efeito da imperfeição mínima quando do momento mínimo. Automaticamente, todos os pilares são calculados tomando em conta estes efeitos.

Estimativa de abertura de fissuras no saque e içamento

Para evitar problemas associados a fissura precoce nas situações intermediárias da utilização dos pilares, nas situações de saque e içamento será feita a estimativa de abertura de fissuras para os pontos de momento máximo e mínimo. Desta forma o usuário terá uma resposta simples para analisar o comportamento deste tipo de elemento estrutural em todas suas etapas de utilização.

A estimativa é apresentada diretamente no relatório de dimensionamento dos pilares pré-moldados.