Cortes
Nova geração de cortes
A geração de cortes do edifício com eliminação de linhas invisíveis, tanto por planta quanto global foi reestruturada e recebeu diversas melhorias na v23. Além de ter ficado 30% mais rápida, foram corrigidos diversos problemas de visibilidade, e foi dado novo tratamento às faces contíguas do mesmo material.
Agora, quando duas faces são contíguas e coplanares, o sistema elimina as linhas intermediárias, dando uma aparência de continuidade típica do concreto armado. A tendência num painel de lajes é ver o plano da laje sem as linhas de vigas, como é na realidade. Este é um efeito que na maior parte dos softwares BIM só é conseguido depois de intervenção manual para unir estes sólidos por operações CSG.
As seções cortadas agora são pintadas por poligonais preenchidas em um novo nível, resultantes do corte dos sólidos triangularizados. Isto resultou também numa pintura mais uniforme do corte. Estas poligonais podem ser desligadas diretamente nos editores gráficos ou por critério:
- No Gerenciador, ative a aba TQS Formas;
- No grupo Editar, acesse "Critérios" - "Desenho";
- Em Cortes, item "Gerais" - "Desenhar faces de corte preenchidas".
Complementando a geração de cortes, foram introduzidas melhorias na interação com os objetos de corte no Modelador:
- Ativada a captura de coordenadas nos comandos interativos de definição de cortes.
- Os cortes agora podem ser projetados ou não. O usuário pode escolher os cortes na direção do corte (como era) ou desenhado na horizontal.
- O ponto de inserção do corte renderizado não é mais fixo no ponto de referência. Foi facilitada a seleção do corte renderizado para reposicionamento em planta. A seleção dos objetos de corte foi facilitada de modo geral.