Análise Modal - Modelo VI
Análise modal - Modelo VI
Diferentemente do que ocorre para o cálculo dos esforços e deslocamentos, os cálculos relacionados à análise modal da estrutura é dividida em dois modelos.
Através do modelo único (laje, vigas e pilares) são feitos os cálculos para obtenção dos modos de vibração associados à estrutural global.
Para obtenção dos modelos associados exclusivamente ao um pavimento (em geral às lajes), um modelo local simplificado também é processado.
Modos de vibração global
O cálculo dos modos de vibração do modelo único é feito considerando-se todos os elementos de análise: barras de lajes, vigas e pilares. Através desta discretização, o posicionamento das massas do modelo é muito mais preciso, tornando os resultados apresentados muito mais confiáveis.
Atualmente a visualização dos modos de vibração do modelo único se restringirá aos pilares. Posteriormente uma visualização completa dos resultados (com lajes, vigas e pilares) será implementada no sistema.
Para acessar a visualização dos resultados da análise dinâmica.
- 1. No Gerenciador TQS, selecione a aba "Sistemas"
- 2. Clique no botão "Pórtico-TQS"
- 3. Na aba "Pórtico-TQS", clique no botão "Visualizar - Análise Sísmica/Dinâmica "
Modos de vibração das lajes
Como explanada anteriormente, para a análise modal dos pavimentos é utilizado um modelo local simplificado. Neste modelo, apenas a grelha do pavimento (com 6 graus de liberdade) é considerada no cálculo.
Este tipo de análise permite que a influência dos pilares associados ao pavimento também sejam levados em conta para a determinação dos modos de vibração, já que sua rigidez está incorporada nas restrições de apoio.
Para acessar a visualização dos resultados da análise dinâmica no pavimento.
- 1. No Gerenciador TQS, selecione a aba "Sistemas"
- 2. Clique no botão " Grelha -TQS"
- 3. Na aba " Grelha -TQS", clique no botão "Visualizar - Análise Dinâmica "
Visualizador de Dinâmica TQS V22
Na versão V22 dos sistemas TQS foi feita uma melhoria no visualizador de dinâmica para uma análise mais precisa do conforto perante a ação do vento segundo a ABNT NBR 6123 conforme a imagem abaixo.
Nas versões anteriores era possível apenas verificar os valores máximos das acelerações no Resumo Estrutural, agora também é possível ver os resultados em cada piso, o que torna a análise mais precisa.
Funcionamento
Para analisar os resultados é preciso realizar o seguinte passo-a-passo:
- No gerenciador TQS, clique em "Edifício" - "Editar".
- Em "Modelo" marque "Modelo VI" e em "Análise dinâmica" marque a opção - "efetuar o calculo do pórtico com análise dinâmica".
- Realize o processamento global dos esforços do edifício
- Em Sistemas - selecione "Pórtico-TQS"
- Clique em "Análise Sísmica/Dinâmica".
- No menu: "Vento" - Clique em "Conforto (NBR 6123)".