Lajes - Exemplo 1
LAJES
Este exemplo tem o intuito de verificar as lajes maciças em dois direções sem vigas. O exemplo usado é baseado em um exemplo que se encontra na internet com a norma ACI 318-19 da empresa SkyCiv e é um exemplo de verificação de seu software.
O exemplo está calculado com o método DDM (Direct Design Method em inglês) e com o software SkyCiv, o que possibilita ter duas referências para a confirmação de resultados. Vale a pena mencionar que o método manual DDM é aproximado e conservador, pois usa equações semi-empíricas.
O exemplo será calculado tanto no RAM como no TQS.
Dados:
Cargas: peso próprio
Carga morta adicional: 3 kN/m²
Carga acidental: 2 kN/m²
Materiais:
fc = 25MPa
fy = 420MPa
Espessura de laje: 20 cm
Diagramas:
RAM Elements
TQS
Os diagramas mostram distribuição de momentos bem similares entre os dois softwares.
Resultados:
Como esperado se tem uma grande variabilidade entre os valores apresentados coincidindo com exemplos similares estudados na referência: Cálculo e detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado Volume 2 de Roberto Chust Carvalho e Libânio Miranda Pinheiro. É de destacar, porém que a máxima diferença considerando os momentos sem homogeneização (*) da TQS com RAM é de 25% na direção principal. As diferenças são maiores se os valores homogeneizados são considerados.
Em relação às armaduras, seu cálculo dependera das faixas definidas e da uniformização das armaduras. Adotando faixas equivalentes às usadas no exemplo vemos que os valores finais dos diferentes softwares estão bastante perto uns dos outros. Abaixo exemplo de faixas negativas conforme exposto no TQS:
Se tem que considerar que os valores da DDM e SkyCiv correspondem só a flexão, mas os valores de RAM e TQS já consideram a armadura mínima e por isso estão mais próximas entre elas.
Abaixo resultados de armaduras após as faixas serem uniformizadas:
Conclusões:
Em geral se observam que os resultados para o cálculo de momentos possuem maiores variações mas que são bem reduzidas após a consideração da uniformização das faixas de forma equivalente entre os softwares e a consideração de armadura mínima, ficando ao final com resultados bem próximos.
Se tem que considerar também que o modelo da TQS é um modelo de grelha de elementos lineares e o modelo do RAM é um modelo de elementos finitos de placa, porém pode-se considerar que os resultados finais são bem equivalentes.
Importante ressaltar que no TQS se pode editar e ajustar as faixas conforme a necessidade do usuário, de forma a atender quaisquer possibilidades de distribuição.